IA, mais uma vez, domina a CES

08 de janeiro de 2026

por Roberta Prescott

IA, mais uma vez, domina a CES

A inteligência artificial está, de novo, no centro dos lançamentos anunciados nesta semana na CES, feira anual organizada pela Consumer Technology Association, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Neste ano, o evento reúne cerca de 4.100 expositores que apresentam inovações em acessibilidade, IA, saúde digital, energia, soluções empresariais, entretenimento imersivo, mobilidade, computação quântica, robótica, entre outros.


Confira a seguir, alguns lançamentos:

 

A Nvidia apresenta a família Alpamayo de modelos abertos de IA, ferramentas de simulação e conjuntos de dados, desenvolvidos para acelerar a próxima era do desenvolvimento de veículos autônomos (AVs) seguros e baseados em raciocínio.  

 

A Caterpillar anunciou colaboração com a Nvidia com investimento para preparar seus ativos para um futuro habilitado por IA. A plataforma Nvidia Jetson Thor possibilita inferência de IA em tempo real em equipamentos Cat de construção, mineração e energia, estabelecendo a base para autonomia de próxima geração e experiências inteligentes na cabine. Essas melhorias garantirão que os ativos estejam prontos para operações assistidas por IA e, potencialmente, autônomas.  

 

A Positivo Tecnologia, em colaboração estratégica com a Intel, anunciou uma geração de AI PCs equipada com os processadores Intel Core Ultra - Série 3. Os notebooks da Positivo aportam no Brasil a tecnologia da Intel de processamento de dados, capaz de acelerar aplicações de inteligência artificial nos dispositivos de forma que possam oferecer alto desempenho em processamento local e em ganho de eficiência energética, justamente, configurações e requisitos definidos pela Microsoft para a categoria Copilot+ PC.


A nova plataforma Intel Core Ultra - Série 3 combina a arquitetura híbrida com CPU, GPU e NPU em um único sistema, prometendo executar agentes de IA localmente e oferecer maior eficiência energética com autonomia de bateria ampliada. Segundo a Positivo, trata-se de uma categoria de notebooks preparada para produtividade com IA, segurança dos dados e aplicações de edge computing.  

 

A ZF e a Qualcomm Technologies anunciam colaboração tecnológica para fornecer uma solução ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor) de ponta e escalável que combina computação avançada de IA e recursos de percepção. Impulsionada pelos sistemas em chip (SoCs) Snapdragon Ride da Qualcomm Technologies, a solução oferece plataforma flexível para direção automatizada. 

 

O supercomputador ProAI da ZF integra ainda o Snapdragon Ride Pilot e o conjunto de tecnologias Vision para fornecer sistemas completos para fabricantes de automóveis. Essa colaboração reúne computação automotiva e percepção em tempo real, permitindo que as montadoras implementem soluções ADAS escaláveis em uma ampla gama de tipos de veículos e níveis de automação.

 

Além disso, a Qualcomm Technologies também apresenta uma arquitetura abrangente de robótica que integra hardware, software e IA composta e seu mais recente processador robótico de alto desempenho para robôs móveis autônomos industriais (AMRs) e humanóides avançados em tamanho real, o Qualcomm Dragonwing IQ10 Series. O processador específico para robótica expande o atual roteiro de robótica da empresa, oferecendo recursos de alto desempenho e eficiência energética para o “cérebro do robô”.  

 

A LG Electronics (LG) mostra as recentes soluções habilitadas para sua Inteligência Afetiva (Affectionate Intelligence) com dispositivos, soluções e ambientes em espaços domésticos, de mobilidade e estilo de vida. A LG está demonstrando como seus sistemas de IA detectam condições, processam dados e executam ações em ambientes reais, tecnologia que a LG a está aplicando em robôs, eletrodomésticos, veículos e TVs para permitir operações adaptáveis e conscientes do contexto.

 

A exposição inclui o robô doméstico LG CLOiD, eletrodomésticos com AI, sistemas veiculares, plataformas de TV e entretenimento, e a linha premium LG SIGNATURE evoluída com AI, que marca seu 10º aniversário.


A HP aproveitou para reforçar sua estratégia de produtividade, ergonomia e sustentabilidade com novos acessórios, software unificado e soluções pensadas para ambientes de trabalho flexíveis.  Os destaques incluem HP EliteBoard G1a (o menor e mais leve PC de IA da HP); HP EliteBook X G2 Series e HP OmniBook Ultra 14 (laptop que oferece até 85 TOPS de NPU, permitindo execução simultânea de aplicações de IA com alto desempenho); linha OmniBook atualizada com os processadores Snapdragon X2 e telas OLED; Copilot integrado às impressoras HP Office; e Workforce Experience Platform (WXP) com novos recursos de recuperação em nível de firmware.

 

A Asus mostra seu novo portfólio de notebooks das linhas ProArt, Zenbook, TUF e Vivobook, incluindo o ASUS Zenbook que oferece mobilidade e produtividade com IA.

 

Comemorando seu 25º aniversário, Adata apresenta novidades ao lado de suas marcas de armazenamento empresarial Trusta, soluções industriais Adata Industrial e de jogos XPG. A exposição se concentrará em três zonas principais: AI Innovation, Smart Living e Gaming Lifestyle (Inovação em IA, Vida Inteligente e Estilo de Vida com Jogos).
 

A Razer, focada em estilo de vida para gamers, destacou tecnologias baseadas em inteligência artificial que estabelecem as bases de um ecossistema completo de IA voltado para games. Entre os destaques deste ano estão o Project AVA, que agora é apresentado como um assistente de mesa com IA em versão animada e o Project Motoko, um headset vestível de próxima geração com IA equipado com Snapdragon.

 

A Hisense, marca global de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos, apresenta um ecossistema de casa inteligente baseado em cenários integrados, mostrando como tecnologias avançadas de display e eletrodomésticos com inteligência artificial se unem para aprimorar a vida cotidiana.  
 

 

leia

também