Normas técnicas para IoT visam à padronização tecnológica

21 de novembro de 2025

por Redação Abranet

Normas técnicas para IoT visam à padronização tecnológica

Duas primeiras normas técnicas nacionais voltadas à internet das coisas (IoT) e Gêmeos Digitais foram publicadas. São elas: ABNT NBR ISO/IEC 20924:2025 e ABNT NBR ISO/IEC 30173:2025. Para 2026, também está prevista a publicação de uma norma específica sobre cibersegurança de dispositivos IoT, conceito que amplia o potencial de aplicação da IoT na indústria, cidades inteligentes e outros setores. A publicação decorre de trabalho conjunto da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com objetivo de consolidar o Brasil no mapa global da padronização tecnológica

 

O trabalho da ABINC em conjunto com a ABNT, no âmbito do Comitê Brasileiro de Tecnologias da Informação e Transformação Digital (CB-021), liderado por Fernando Gebara Filho, abrange as áreas de IoT, gêmeos digitais, cibersegurança para IoT e espaços de dados. Vários projetos de normas estão em desenvolvimento nestas áreas. “Este ano  começamos uma nova etapa na ABINC, colocando o Brasil na trilha global da regulação do IoT”, explica Rogério Moreira , diretor de tecnologia da ABINC.

 

O setor de IoT no Brasil vive um momento de forte crescimento. Segundo levantamento recente da ABINC, o mercado tem crescido, impulsionado por avanços em conectividade (como o 5G, LPWAN, LoRa e NB-IoT), pela redução de custos de sensores e pelo amadurecimento dos modelos de negócio em segmentos como indústria, logística, utilities e agronegócio.

 

A padronização é essencial para fortalecer a competitividade e a interoperabilidade entre diferentes sistemas e plataformas.  As normas poderão ser adquiridas diretamente no site da ABNT. 

leia

também