CGI.br e NIC.br lançam programa de incentivo à pesquisa sobre impactos da IA na Web

11 de novembro de 2025

por Redação Abranet

CGI.br e NIC.br lançam programa de incentivo à pesquisa sobre impactos da IA na Web

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgam chamada para o “Programa de Incentivo à Pesquisa sobre o Impacto da IA na Web e Participação Brasileira no W3C”. 

 

A iniciativa busca fomentar pesquisas sobre as transformações que a inteligência artificial (IA) está promovendo no ecossistema da Web e, ao mesmo tempo, fortalecer a presença do Brasil nos processos de padronização conduzidos pelo World Wide Web Consortium (W3C). As propostas podem ser submetidas até o dia 02 de fevereiro de 2026. A divulgação dos resultados será a partir de março de 2026, por meio do site https://cgi.br/.

 

A chamada selecionará três grupos de até quatro integrantes, cada, que receberão um pacote de apoio, incluindo auxílio mensal, filiação da instituição de vínculo ao W3C, além de custeio de viagens para participação em conferências de relevância internacional e na plenária técnica do W3C (TPAC). O programa tem duração de até 36 meses.

 

A chamada pública reflete o compromisso do CGI.br e do NIC.br com a produção de conhecimento e o fortalecimento da comunidade técnica nacional. Os critérios de seleção da iniciativa visam promover a diversidade de gênero, raça e representatividade regional entre os selecionados.

 

Detalhes do programa

Aos três grupos de pesquisa selecionados, o programa oferecerá as seguintes modalidades de apoio:

  • Auxílio-pesquisa mensal: por até 36 meses, com valores que variam de R$ 2.100,00 (mestrandos) a R$ 5.200,00 (coordenador doutor).
  • Filiação ao W3C: apoio integral para que a instituição de vínculo do coordenador se filie ao W3C, permitindo a participação ativa nos grupos de trabalho.
  • Participação em eventos: custeio de inscrição, passagens e diárias para um integrante de cada grupo participar anualmente da conferência W3C TPAC.
  • Apoio à publicação internacional: suporte para participação em conferências de destaque (como TheWebConf, WSDM, ACM CHI, entre outras) para apresentação de artigos aceitos.
     

As propostas que cumprirem os requisitos da Chamada Pública passarão pelo crivo de uma Comissão de Avaliação, designada pelo CGI.br e pelo NIC.br, composta por membros internos e externos. A análise considerará, entre outros critérios, a aderência aos temas estratégicos prioritários, que incluem: conceitos e fundamentos técnicos de Agentic Web; protocolos de Agentes de IA na Web; técnicas de controle e autorização de bots e crawlers; comportamentos emergentes dos usuários da Agentic Web, entre outros.

 

Para ler a chamada na íntegra, acesse aqui

leia

também