Anatel: Mais de 5300 prestadoras de serviços de telecom seguem irregulares e serão fiscalizadas a partir de 30/10

29 de outubro de 2025

por Redação Abranet

Anatel: Mais de 5300 prestadoras de serviços de telecom seguem irregulares e serão fiscalizadas a partir de 30/10

Termina nesta quarta-feira, 29/10, o prazo de regularização de mais de 5300 prestadoras de serviços de telecom que seguem irregulares junto à Anatel. A Agência reguladora sustenta que não haverá prorrogação e as prestadoras que ficarem irregulares serão fiscalizadas a partir desta quinta-feira, 30/10, e haverá corte de links. Prestar qualquer serviço de telecomunicações sem a devida outorga é crime de clandestinidade, previsto na Lei Geral de Telecomunicações.

 

A urgência da regularização se deve à recente suspensão da dispensa de outorga para empresas com até 5 mil assinantes. Com a alteração, todas as prestadoras de SCM, independentemente do porte, precisam agora de autorização formal para operar.



A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, ressaltou a importância dos Pequenos Provedores (PPPs) para o cenário nacional, destacando que eles “respondem por cerca de 45% do total das receitas de SCM”. No entanto, a informalidade — que inclui a falta de habilitação e a omissão de dados — motivou a Agência a agir. “Prestar qualquer serviço de telecomunicações sem a devida outorga é crime de clandestinidade, previsto na Lei Geral de Telecomunicações”, alertou a Superintendente. 

 

leia

também