FonNet acerta colaboração com Ciena de olho no mercado de ISPs

08 de outubro de 2025

por Por Redação Abranet

FonNet acerta colaboração com Ciena de olho no mercado de ISPs

A FonNet acerta colaboração com a Ciena com objetivo de expandir seu portfólio para atender às novas demandas de conectividade de ISP e provedores regionais de médio e grande portes, com soluções escaláveis da Ciena adaptadas ao ecossistema de serviços ópticos.


A FonNet atua no mercado de redes ópticas por meio da distribuição de transceivers com outros fornecedores de equipamentos de rede. Nesse período, a empresa diz que desenvolveu uma base de clientes ativos incluindo 3.000 ISP e operadoras.


Em nota à imprensa, Mariana Padinha, gerente de canais da Ciena no Brasil, destacou que o Brasil apresenta um cenário único em termos de infraestrutura de serviços ópticos. Também lembrou que milhares de provedores regionais no Brasil oferecem serviços de fibra até a residência (FTTH) de forma complementar ou competitiva em relação às grandes operadoras. Ela classificou a FonNet como um aliado estratégico para o avanço da Ciena no segmento.


A partir de 2025, a FonNet deixou de atuar exclusivamente como distribuidora de transceivers ópticos, assumindo o papel de integradora e fornecedora fim a fim de tecnologia e serviços para o setor. Segundo o diretor de mercado da FonNet, Márcio Cachapuz, a colaboração com a Ciena fortalece a estratégia de entregar soluções de roteamento coerente robustas e de custo equilibrado, cobrindo toda infraestrutura de transporte, IP e de gerenciamento para provedores regionais médios e grandes e ISPs.


Inicialmente, a FonNet posicionará as famílias de plugáveis coerentes WaveLogic da Ciena, bem como os roteadores Ciena da família 5000 para o segmento de Pré-Agregação (de 300 Gb/s a 1,6 Tb/s) e os roteadores Ciena da família 8000 para os segmentos de Agregação e Borda (de 2,4 Tb/s a 14,4 Tb/s). Conforme explicou Padinha, essas soluções coerentes baseadas em transceivers, permitem a convergência das camadas IP e óptica sem a necessidade de plataformas de transporte separadas.
 

leia

também