96% das escolas brasileiras possuem acesso à Internet

16 de setembro de 2025

por Redação Abranet *

96% das escolas brasileiras possuem acesso à Internet

A TIC Educação 2024 apontou que 96% das escolas brasileiras possuem acesso à Internet, com destaque para o crescimento observado entre 2020 e 2024 nas instituições municipais (de 71% para 94%) e nas localizadas em áreas rurais (de 52% para 89%). Entre aquelas com conexão, 88% têm Internet na sala de aula, 20 pontos percentuais a mais do que o registrado na edição 2020 da pesquisa.

 

A despeito dos avanços na conectividade dos estabelecimentos de ensino, as desigualdades no acesso dos estudantes a recursos digitais persistem. Se nas escolas estaduais, 67% dos alunos utilizam a Internet para fazer atividades solicitadas pelos professores, na rede municipal, a proporção é de apenas 27%.

 

A disponibilidade de acesso à rede nos espaços escolares, e de dispositivos digitais para os alunos, ainda é um desafio para as escolas municipais, para aquelas de menor porte e para as localizadas em áreas rurais. No caso das instituições de educação básica municipais, 75% dispõem de, ao menos, um espaço com conexão à Internet para uso dos alunos, mas apenas 51% possuem computadores para atividades educacionais e 47% contam com acesso à Internet e dispositivos para os estudantes.

 

A coleta de dados da pesquisa TIC Educação ocorreu entre agosto de 2024 e março de 2025, abrangendo principalmente o período anterior à promulgação da Lei nº 15.100, ocorrida em janeiro deste ano, que restringe o uso de dispositivos móveis, como telefones celulares, em estabelecimentos de educação básica.

 

A porcentagem de alunos que acessavam a Internet na escola por meio de telefone celular pessoal passou de 55% em 2022 para 45% em 2024. Nas escolas municipais, essa proporção diminuiu de 32% para 20% no mesmo período, e, nas escolas particulares, de 64% para 46%.

 

A 15ª edição da TIC Educação, pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O levantamento foi lançado nesta terça-feira (16) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

leia

também