Itaú Empresas lança banco para pequenos empreendedores apoiado em IA

23 de julho de 2025

por Roberta Prescott

Itaú Empresas lança banco para pequenos empreendedores apoiado em IA

O Itaú Empresas anunciou o Itaú Emps, um banco criado sob medida para os pequenos empreendedores que buscam autosserviço, experiência prática e personalizada e apoio na gestão financeira de suas empresas. O Itaú Emps oferece sem cobrança de mensalidade e entrega os produtos e serviços para esse público via aplicativo, tais como pagamentos e recebimentos, além de integração com adquirência e crédito.


O uso de inteligência artificial generativa é um grande diferencial do Itaú Emps: por meio dela, os empreendedores têm acesso a uma assessoria contextualizada e personalizada que tira dúvidas, traz informações de negócio e apoia na gestão – em uma experiência disponível 24/7. 
 

O Itaú Emps faz parte do ecossistema do Itaú Empresas – segmento do Itaú Unibanco voltado ao atendimento de pequenas e médias empresas – focado inicialmente em negócios de sócio único cujo faturamento varia, em média, entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões anuais. Por enquanto, está disponível para empresas que tenham único sócio – empresas com múltiplos sócios poderão abrir conta até o fim do ano. Em 2026, microempreendedores individuais (MEIs) também poderão utilizar o banco.


De acordo com o Itaú, a combinação de uma prateleira sob medida para esse público, com um app leve e uso de IA generativa, permitiu a criação de um modelo de negócio escalável, com custo de servir adequado, que permitirá a expansão da proposta de valor consultiva do Itaú Empresas para uma nova faixa de empreendedores.


O Itaú Emps foi criado para atender à diversidade de pequenos negócios e profissionais autônomos que, segundo a instituição financeira, exigem soluções cada vez mais contextualizadas às suas particularidades; um público que reúne características e necessidades tanto de pessoa física quanto do universo de PMEs, o que exige uma abordagem nova e especializada.


O Itaú reforça que a IA generativa é o grande viabilizador dessa proposta, oferendo hiperpersonalização dentro do contexto de cada cliente, para auxiliá-los em seus desafios, dúvidas e tomadas de decisões diárias. Apoia em resultados de entradas e saídas, análise e comparação de performance das vendas via adquirência, precificação, gestão de fluxo de caixa e de custos. No futuro, estará inserida também nas jornadas transacionais, trazendo mais agilidade nas interações, e presente em temas como modelagem de crédito.


O Itaú Emps faz parte da estratégia do Itaú Empresas, que, no último ano, reposicionou sua proposta de valor com foco em apoio consultivo e de planejamento para pequenas e médias empresas. A iniciativa nasce como resposta à necessidade de escalar esse atendimento, com um modelo sustentável e acessível para milhões de pequenos empreendedores – como restaurantes, mercearias e mecânicas – e profissionais autônomos como médicos, advogados e freelancers, entre outros.  
 

leia

também