A nova era do trabalho exige IA para trabalhadores de todas as idades

09 de abril de 2025

por Soraia Yoshida

A nova era do trabalho exige IA para trabalhadores de todas as idades

De acordo com a ONU, até 2050, mais de 2 bilhões de pessoas terão 60 anos ou mais, o que representará 22% da população global. O envelhecimento da força de trabalho é uma consequência desse fenômeno e pode sinalizar uma oportunidade, em vez de apenas um desafio. A mudança para um ambiente em que a Inteligência Artificial (IA) é seu colega sinaliza que quaisquer que sejam as ferramentas desenvolvidas para o trabalho, elas sejam desenhadas para uma força de trabalho geracionalmente diversa.

A necessidade de transformação no que conhecemos como trabalho deve vir acompanhada de uma redução nas barreiras para aquisição de habilidades. “Abordar o viés da idade nos sistemas de IA é fundamental não apenas para promover a igualdade social e evitar a discriminação, mas também para melhorar o desempenho organizacional e a inovação por meio de uma força de trabalho diversificada. Consequentemente, a IA à prova de idade não é apenas um imperativo moral, mas uma necessidade estratégica para empresas de todo o mundo”, cita uma análise do Fórum Econômico Mundial.

De acordo com a pesquisa “Age-Proofing AI”, da Generation, trabalhadores mais experientes têm um desempenho tão bom, se não melhor, do que seus colegas mais jovens. Esses dados contradizem a suposição de que os profissionais mais velhos não são bons com ferramentas tecnológicas. Mais: eles têm muito a contribuir no aspecto comportamental e sócio emocional no trabalho.

title=

Para fazer a transição para um ambiente de trabalho com IA que seja inclusivo, as ferramentas devem considerar

  • Princípios de design inclusivo: É essencial incorporar os trabalhadores mais velhos no processo de design das tecnologias de IA. Isso envolve garantir que as soluções de IA sejam fáceis de usar e acessíveis para trabalhadores experientes, concentrando-se na facilidade de uso e na compatibilidade com suas necessidades.
  • Práticas de gerenciamento de dados: As organizações devem implementar estratégias robustas de gerenciamento de dados para reduzir o viés. Técnicas como o equilíbrio de conjuntos de dados e a realização de auditorias regulares desempenham um papel fundamental para garantir que os sistemas de IA sejam justos e representativos de todos os grupos demográficos.
  • Arranjos de trabalho flexíveis: Oferecer arranjos de trabalho flexíveis, como aposentadoria gradual ou funções do tipo “gig”, pode permitir que os trabalhadores mais velhos possam contribuir ativamente e, ao mesmo tempo, acomodar suas necessidades em evolução. Programas como o U-Work da Unilever demonstram o valor da flexibilidade.
  • Reformulação do trabalho e do fluxo de trabalho para trabalhadores mais velhos: Em vez de simplesmente tentar encaixar os trabalhadores mais velhos nas funções existentes orientadas por IA, as empresas devem considerar a reformulação de trabalhos e fluxos de trabalho para aproveitar seus pontos fortes exclusivos. Isso pode envolver o foco em tarefas que exijam julgamento e criatividade humana.
  • Treinamento e suporte personalizados para trabalhadores mais velhos: As organizações devem oferecer programas de treinamento personalizados que equipem os trabalhadores mais velhos com as habilidades necessárias para prosperar em um local de trabalho cada vez mais alimentado por IA. Isso envolve o desenvolvimento de recursos de treinamento que os apresentem a novas ferramentas e práticas.
  • Programas de mentoria e mentoria reversa: A combinação de trabalhadores mais velhos com seus colegas mais jovens durante o treinamento em IA pode promover o aprendizado mútuo e aprimorar a colaboração em equipe. Além disso, a mentoria reversa, em que os funcionários mais jovens orientam os colegas mais velhos, pode ser muito benéfica.

Conteúdo originalmente produzido e publicado por The Shift. Reprodução autorizada exclusivamente para a Abranet. A reprodução por terceiros, parcial ou integral, não é permitida sem autorização.

leia

também