Laboratório instalado no CPQD é credenciado como centro de testes e integração em Open Ran

05 de março de 2025

por Redação Abranet

Laboratório instalado no CPQD é credenciado como centro de testes e integração em Open Ran

O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open Ran, instalado em Campinas (SP), foi credenciado como centro de testes e integração em Open RAN — Open Test and Integration Center (OTIC) — para soluções de redes de acesso por rádio abertas. O credenciamento do novo OTIC foi anunciado pela O-Ran Alliance, comunidade que reúne operadoras móveis, fornecedores e instituições acadêmicas e de pesquisa do mundo todo, durante o Mobile World Congress (MWC), nesta semana em Barcelona, na Espanha.
 


Com o aval da O-RAN Alliance, o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open Ran passa a fazer parte de um seleto grupo de centros de testes e integração de equipamentos e soluções para redes baseadas nessa tecnologia. É o 20º OTIC credenciado no mundo, sendo o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul; os demais estão localizados nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia.
 


Em nota à imprensa, Gustavo Correa Lima, gerente de soluções em conectividade do CPQD, explicou que o papel do OTIC é garantir a interoperabilidade das soluções de redes abertas, fornecidas por empresas diferentes, bem como a segurança cibernética dos equipamentos e um desempenho equivalente ao de soluções de redes de acesso proprietárias, de um único fornecedor.

 


Em dezembro, o laboratório recebeu equipamentos doados pelo governo dos Estados Unidos no valor de US$ 1,7 milhão. O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open Ran tem condições de testar isoladamente os vários componentes, de hardware e software, de uma rede Open Ran.
 


Lima ressaltou que, como OTIC, o centro irá atuar tanto na realização de testes para fabricantes que precisam homologar seus equipamentos e soluções Open Ran como também no apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções para redes abertas 5G e 6G no Brasil.

 


O objetivo do OTIC brasileiro, segundo ele, é atender a todo o ecossistema de inovação em conectividade da região da América Latina e, ao mesmo tempo, firmar parcerias com outros centros de testes e integração do mundo. Lima completou que estão alinhados ao movimento de colaboração global visando a reproduzir os mesmos procedimentos de testes em todos os laboratórios credenciados como OTIC, de modo a garantir que os resultados sejam os mesmos em todos os países.
 


Esse é um dos focos da parceria já firmada entre o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open Ran e o laboratório Virginia Tech, dos Estados Unidos, credenciado como OTIC em 2023. Outras parcerias estão sendo discutidas com OTICs de outros países, principalmente da Ásia.


Além disso, o novo laboratório de testes brasileiro está negociando seu ingresso no projeto batizado de Acceleration of Compatibility and Commercialization for Open Ran Deployments - ACCoRD, que reúne grandes fabricantes e, também, operadoras móveis como AT&T e Verizon, dos Estados Unidos, NTT DoCoMo, do Japão, e Jio, da Índia, entre outros membros.
 

leia

também