Anatel sozinha não resolve a questão dos provedores piratas de Internet, diz Juscelino Filho, no MWC25

04 de março de 2025

por Ana Paula Lobo*

Anatel sozinha não resolve a questão dos provedores piratas de Internet, diz Juscelino Filho, no MWC25

DE BARCELONA - A questão da segurança pública foi tema na reunião setorial da Telebrasil, realizada no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, admitiu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

Segundo ele, a cobrança dos governos de Estado na Anatel – para que ela desligue os provedores piratas de Internet, surgidos da proibição da atuação dos provedores tradicionais por traficantes e milicianos nos estados do Rio de Janeiro e Ceará – não se justifica.

“A Anatel tem buscado atuar, mas ela sozinha não resolve a questão da segurança pública. É preciso ter uma força-conjunta com a participação dos órgãos de segurança pública dos estados, do governo federal e a mudança da legislação, com punições mais severas. Mas estamos fazendo o possível para minimizar o problema para o cidadão”, reforçou Juscelino Filho.

Indagado também sobre o impasse com relação à faixa de 6GHz – disputada pelas teles e pelos provedores Internet – Juscelino Filho disse que há negociação com todos os interessados e garantiu que ainda “não há uma posição 100% formada”. Assista a entrevista com Juscelino Filho.

*Ana Paula Lobo viajou a convite da Huawei do Brasil

leia

também