Cisco Talos alerta para mudança em várias táticas de ataques cibernéticos

18 de fevereiro de 2025

por Redação Abranet

Cisco Talos alerta para  mudança em várias táticas de ataques cibernéticos

Os tempos de permanência na maioria dos incidentes neste trimestre variaram de aproximadamente 17 a 44 dias, segundo apontou o relatório trimestral de tendências globais de incidentes cibernéticos do quarto trimestre de 2024 (outubro a dezembro) da Cisco Talos.

 

No quarto trimestre de 2024, a Cisco Talos notou uma mudança em várias táticas, respondeu a determinados ataques de ransomware pela primeira vez, identificou o tempo de permanência na maioria dos ataques, observou atividades de ransomware que se faziam passar por profissionais de TI e muito mais.
 

 

Pelo segundo trimestre consecutivo, a indústria da educação foi a vertical mais atingida. O uso de web shell e a exploração de aplicações web públicas aumentaram no 4º trimestre de 2024, diferente dos outros trimestres do ano.

 

A Talos observou atividades de ransomware e pré-ransomware do grupo hacker BlackBasta, aproveitando a engenharia social para se passar por profissionais de TI no fim do trimestre, indicando que esta é uma ameaça a ser monitorada em 2025.

 

E ainda: a empresa observou operadores aproveitando ferramentas de acesso remoto em 100% dos incidentes com ransomware, um aumento significativo em relação ao terceiro trimestre de 2024. E notou um aumento nos ataques de pulverização de senhas. O grande volume de tentativas de autenticação em rápida sucessão é um lembrete para que as organizações continuem enfatizando a importância do MFA e de políticas de senhas fortes para limitar tentativas de acesso não autorizado.

 

 

Acesse o estudo completo - aqui.

leia

também