Cloudflare derruba maior ataque de DDoS já registrado de 5.6 Tbps

23 de janeiro de 2025

por Da redação da Abranet

Cloudflare derruba maior ataque de DDoS já registrado de 5.6 Tbps

A Cloudflare revelou em seu último relatório trimestral ter derrubado o maior ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) já registrado: o ataque, que atingiu um pico de 5,6 terabits por segundo contra um cliente não identificado, ocorreu em 29 de outubro de 2024 e foi gerado por uma botnet baseada em Mirai, composta por 13.000 dispositivos.

O alvo era um provedor de serviços de internet no leste asiático, mas, segundo a Cloudflare, por conta da proteção baseada em nuvem para infraestrutura pública, o incidente não teve impacto nas operações do provedor. A mitigação foi completamente autônoma, sem necessidade de intervenção humana, mantendo o desempenho inalterado.

Em outubro, a Cloudflare havia detectado um ataque de 3,8 terabits por segundo e durou 65 segundos. Em 2024, os sistemas autônomos da Cloudflare mitigaram cerca de 21,3 milhões de ataques DDoS, um aumento de 53% em relação a 2023, bloqueando, em média, 4.870 ataques por hora.

A Indonésia foi identificada como a maior fonte de ataques DDoS no período, seguida por Hong Kong e Cingapura. Entre as motivações relatadas, concorrentes foram responsáveis por 40% dos incidentes, enquanto ameaças patrocinadas por Estados e ataques motivados por clientes insatisfeitos representaram 17% cada.

A CloudFlare informa ainda que houve um aumento significativo de ataques DDoS de extorsão no quarto trimestre de 2024, com um crescimento de 78% em relação ao trimestre anterior. A justificativa para o incremento foi o período de festas de final de ano.

Fonte: Cloudflare

 

leia

também